Neste domingo, 13.3.2016, tive uma noite inesquecível. Fui convidado pelo meu parceiro de lides artísticas Pedro Munhoz para falar sobre a arte da poesia no assentamento Sepé Tiaraju, numa atividade promovida pelo núcleo cultural dos sem-terra. Havia pessoas de vários assentamentos do Estado, de todas as regiões.
Não é de hoje que me identifico com a luta desse segmento pela reforma agrária. É bom vê-los em plena produtividade, mostrando o quanto foi acertada sua luta. Não menos gratificante é verificar seu envolvimento com as questões culturais, procurando melhorar a expressividade, a leitura, sedimentar seus valores e compreender melhor o mundo circundante. Como dizia Marx, “nada que é humano me é estranho”. Falei pra eles de Fernando Pessoa, Kierkegaard, Victor Jara, João Cândido, Sepé Tiaraju e, principalmente, Castro Alves, entre outros. Comentei por que é importante estudar gramática e aumentar o léxico individual com a leitura. Discutimos sobre as variantes progressistas e conservadoras da música gaúcha, entre muitos outros temas.
No final, fui presenteado por um CD com uma coletânea de canções do MST, um DVD com a obra completa do meu amigo Pedro Munhoz e, para meu gáudio, com um quilo de arroz orgânico e sem agrotóxico produzido pelo assentados. As pessoas precisam saber que o agronegócio não tem o monopólio da produtividade e que a justiça social no campo não é uma mercadoria, mas uma realidade que os pequenos agricultores impuseram com seu valores e seu ferrenho combate ao latifúndio, que privatiza os recursos da natureza. Mais uma vez, exsurge de maneira solar a verdade de que sem luta a vida não vai mudar.
Dois grandes músicos do inesgotável celeiros de talentos da música do Rio Grande do Sul se unem para levar ao palco um show imperdível com a boa e seleta música gaúcha, aquela de fundamento, que resgata as raízes missioneiras e campestres da nossa cultura pampeana. Garanta seu ingresso antecipado pelo fone (51) 4100-0040 ou e-mail landrooviedo@uol.com.br.
No dia 23.2.2016, terça-feira, o saguão do novo foro de Porto Alegre foi cenário de uma homenagem ao escritor itaquiense Manoelito de Ornellas, que dá nome à rua onde fica esse importante prédio.
Para saber mais detalhes da iniciativa, clique abaixo:
http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=306270
Resgatamos o vídeo da minha saudação no evento. Para assistir, clique abaixo:
Atualmente, há uma grande disputa entre PT e PSDB no volume de acusações acerca de qual dos seus governos, capitaneados por Lula, Dilma e FHC, é o mais corrupto. Sem dúvidas, esse torneio enlameia moralmente o país. Nenhum deles, ambos aliados do PMDB, não nos esqueçamos, se sente na obrigação de explicar suas falcatruas, mas apenas de acusar o outro como mais corrupto, como se isso atenuasse os malfeitos praticados. Em meio a isso, não querem ser criticados. Peguemos esse caso do qual estou postando a foto. Um petista colocou uma imagem de um tucano que está sendo acusado de participar de desvio de merenda escolar. Eu disse que isso é maniqueísmo, uma vez que eles também têm culpa no cartório. Em defesa dele, apareceu outro petista dizendo que o Mensalão nunca existiu. E que não existe o Petrolão. Além disso, como eu os critiquei, veio me atribuindo a pecha de tucano. É aquela história: se me criticou, deve ser amigo dos meus inimigos. Aliás, cabe dizer que eles são mais amigos do que parecem, porque se saíram muito bem na tarefa de quebrar a sétima economia do planeta sem nunca tê-lo retirado da rabeira no IDH, que mede a qualidade de vida da população. Esses caras de pau têm um discurso que medeia entre a ingenuidade de alguns incautos e a safadeza dos próceres dessas quadrilhas partidárias.
Encontram-se abertas as inscrições para uma nova turma do Curso Básico de Português, ministrada pelo professor Landro Oviedo aos finais de semana, com início em 5 de março, em Porto Alegre. Inscritos recebem apostila com o conteúdo ministrado. Para concursos públicos, vestibulandos e interessados. Com gramática, textos e noções de redação, inclui a Reforma Ortográfica. Contatos e inscrições pelo telefone (51) 4100-0040, Whats 5182291669 ou pelo site www.cursodeportugues.zip.net.